quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Chorar para ser feliz



Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados 
Mateus 5:4


Como é que é? Aquele que chora é feliz?

Essas palavras de Jesus para seus discípulos trazem uma lição importantíssima para cada um de nós. O choro é algo comum para todos. Choramos quando estamos tristes, emocionados, quando sentimos falta de algo ou perdemos alguém.

Mas o choro que Jesus diz que é consolável é diferente. Este choro é fruto de uma profunda tristeza espiritual, que a pessoa pecadora sente e que a leva a clamar pela misericórdia do Senhor e pelo Seu perdão.

Não é errado chorar, somos humanos, falhos, e carentes, mas o ensinamento é o seguinte: gaste suas lágrimas pelo choro que leva ao arrependimento. Muitos leem esse texto e o usam para chorar aos pés de Deus, fazem milhares de pedidos, aos prantos, com os olhos submergidos, pedindo para que Ele atenda aos seus deleites.

Muitas vezes somos crianças mimadas, aquelas que vivem chorando aos pais, e quando pedem algo e não recebem, choram mais ainda, fazem birra, drama, cenas dignas de uma boa novela mexicana. Crente mimado é aquele que só chora aos pés de Jesus para pedir algo, seja prosperidade, saúde, fama, bens, ou qualquer outra coisa que lhe convém e que, aos seus pobres olhos humanos, lhe trarão felicidade.

Contudo vemos o Senhor nos ensinando que, se quisermos realmente ser felizes, devemos aprender a chorar aos pés da cruz pelos nossos pecados. Devemos "gastar" nosso tempo em oração não apenas pedindo, e pedindo, mas clamando pela misericórdia e perdão de Deus, pois Ele promete que para esse choro, de um coração arrependido, existe a consolação, o perdão e a libertação.

É preciso um pouco mais de choro. Deixemos de lado nosso querer, busquemos antes a intimidade com Deus, para que possamos ser mais parecidos com Ele. E termos assim a garantia que o Consolador, o Espírito Santo estará conosco todos os dias, nos encorajando, fortalecendo e orientando, até o dia em que nos encontraremos com Ele, e viveremos num lugar onde não haverá mais choro, nem pranto e nem dor.

Creia nisto!

Ricardo Rodriguez

Nenhum comentário:

Postar um comentário